terça-feira, 3 de maio de 2016

SAWADEE KHA THAILAND

Sawadee kha é a maneira que os Tailandeses se cumprimentam. Se pronuncia algo parecido com sauadicá (esse último A você prolonga por uns 4, 5, ou melhor, uns 10 segundos! Eles falam muito cantado - tipo os mineiros... rss). Em qualquer lugar ou situação, você sempre vai ser recebido com um Sawadee kha (que vem acompanhado das mãos em prece) e um sorriso. Falando em sorriso, ôh povo sorridente!!!! Às vezes fico sem saber se estão rindo pra mim ou rindo de mim.... Anyway, os tailandeses são super bacanas e divertidos. Simplesmente amei chegar a Bangkok! A cidade é mega high-tech, moderna e, claro, hiper cheia de gente. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas preciso confessar que estava com uma saudade imeeennnnsssaaaa de uma metrópole! De ir no shopping, de comer no Starbucks, de ouvir um som no Hard Rock Café, enfim, coisas que as capitais modernas proporcionam. Mas é claro que tudo isso, vem acompanhado do trânsito surreal (o pior que já vi na vida até hoje). Mas mesmo assim, senti que o trânsito é menos estressante que o de Delhi, por exemplo. Aqui ninguém buzina! Só em caso de emergência; normal como no Brasil. E querendo ou não, os motoristas respeitam o pedestre (não como no Canadá, mas dá pra sentir segurança em atravessar uma avenida). 

Também percebi que aqui a mulherada domina o espaço. Elas trabalham, dirigem, saem na rua com a roupa que querem... enfim, bem diferente da Índia. E por tudo isso, me senti super segura perambulando pelas ruas de Bangkok. Pena que o calor não me deixou usar o Expresso Canelinha, famoso P2, como eu queria. Mas tudo bem, vim na época mais quente do ano e não posso reclamar (Oi? Como não reclamar de 46 graus!?). No fim dos meus nove dias em Bangkok já estava achando a temperatura de 39 graus super fresquinha! 

Em Bangkok fiz um curso de Thai Yoga Massagem. Minha professora é uma brasileira que mora na Tailândia porque ela faz mestrado em Filosofia e Religião. Pense no tanto que eu gostei de passar esse tempo com ela. Não só pela técnica da massagem, que ela me ensinou com muito amor e paciência, mas também por ela ter me apresentado tão bem à cultura tailandesa. Foi puxado, mas eu adorei! Uma das coisas mais preciosas que ela me ensinou foi o Wai Kru. É um ritual tailandês em que as pessoas retribuem respeito, tanto às divindades quanto aos mestres que transmitiram o conhecimento. É usado em todas as áreas de conhecimento na Tailândia, como na dança, na astrologia, nas artes, nas massagens e na luta tailandesa (Muay Thai). Na Thai Yoga Massagem o wai kru é dedicado ao Dr. Shivago Komarapaj que é o mestre que fundou a técnica da massagem tailandesa.

Aqui na Tailândia pude perceber as diferenças nas escolas do budismo. Apesar da Tailândia ser um país budista, é bem diferente dos outros países que andei. Eles seguem o budismo Theravada, onde os monges são mais “fechados” (eles não podem nem esbarrar em mulheres quando andam na rua, ou receber alguma oferenda direto das mãos delas). Eles saem de manhã cedo nas ruas para receber as oferendas da população. Isso eu achei bacana de ver! Eles fazem como Buda fazia, andam nas ruas com seus mantos e tigelas e se alimentam só do que recebem como oferenda. Outra coisa bacana que vi é que as casas, instituições do governo, lojas, praticamente tudo, tem do lado de fora A Casa dos Espíritos. É uma espécie de templo em miniatura colocado no lugar da casa que sacerdote brâmane definir. A finalidade é abrigar os espíritos da casa para que eles tragam proteção. 


De Bangkok fui para Chiang Mai (no norte da Tailândia). Breve estadia lá, mas deu pra sentir que a cidade, apesar de ser a segunda maior da Tailândia, ainda tem cara de cidade do interior. Gostei muito também! A temperatura já estava mais amena (36 graus!!!!) e me animei até a andar de bicicleta na rua (mesmo sem destreza nenhuma pra andar entre os carros). Passei um dia e meio e segui para o Parque dos Elefantes (onde estou agora). Conto mais sobre os elefantes no próximo post.



A Casa dos Espíritos em Bangkok
 
Até o Ronald te cumprimenta com Sawadee Kha

Eu e a Bárbara no último dia do curso

Grand Palace em Bangkok

Buda reclinado em Ayutthaya

Uma das cabeças do Buda cortadas pelo exército birmanês que foi "abraçada" pelas raízes da árvore 

Ayutthaya - primeira capital da Tailândia

Um dos vários canais de Bangkok

Wat Pho em Bangok

Ayutthaya

Ayutthaya

Andando de bike em Chiang Mai

Templo em Chiang Mai

Monges de cera dentro do templo em Chiang Mai

Monges de verdade fora do templo

Templo em Chiang Mai

Templo em Chiang Mai




2 comentários:

  1. Paty, amei esse post, em especial pelo Muay Thai que adoro. Bom demais vc dividir com a gente esses momentos tão especiais. Sawadee Kha!

    ResponderExcluir