quinta-feira, 19 de maio de 2016

ANGKOR WAT - O TEMPLO MAIS BONITO DE TODOS

Se me perguntarem qual o templo mais bonito que visitei até agora, vou dizer sem dúvida: Angkor Wat! Fui pro Camboja só para conhecê-lo e valeu muito a pena!

Minha passagem no Camboja foi rápida. Se resumiu a quatro dias em Siem Reap que é a cidade mais próxima do Angkor Wat. Quando cheguei na cidade me dei conta do que ainda não tinha percebido. O Camboja é (talvez) o país mais pobre dessa minha viagem, quiçá o mais pobre que já visitei na vida até hoje (imagino que Laos e Myanmar - os países que ainda vou visitar - não seja diferente). Mas também pudera, quando eles conseguiram a independência da França, entraram numa guerra civil das mais violentas da sua história que deixou o país completamente destruído. Fui ler um pouco sobre essa época no Camboja... uhm... Pra quê? Sabe o Holocausto? Foi tipo isso, só que em proporções menores. O Camboja era na época o que hoje é a Síria; só entrava no país quem estava envolvido em ações humanitárias ou mídia internacional. Li que em Phnom  Penh (a capital do Camboja) existem museus sobre o período em que o Kherm Vermelho dominava o país. E também é possível visitar os “campos de concentração”. Li também (acho que foi na Wikipédia) que quase metade da população está na faixa etária de 20 anos, porque parte da geração mais antiga ou morreu na guerra ou migrou pra Tailândia.

Isso tudo pra dizer que o turismo ainda é muito recente no país e é a segunda maior fonte de renda deles (a primeira é a agricultura e a extração de látex). Em Siem Reap, (imagino que na capital também), a infraestrutura para o turismo é melhor. O inglês e a receptividade do cambojanos são excelentes! Achei chatinho o fato de ir no banco sacar dinheiro e sair nota de dólar americano. Fiquei achando que era coisa do American way of life, mas não é não. A moeda deles é tão desvalorizada (US$ 1,00 = 4.100 Riel) que seria inviável andar com tanta nota de dinheiro assim. E outra coisa que incomoda é o “assedio” dos vendedores. Eu que achava ruim os da Índia, é porque não sabia como era em Siem Reap. Na verdade 'assedio' não é a melhor palavra, porque mais parece um pedido de socorro. É de partir o coração ver as crianças nos templos tentando vender suas bugigangas. Mas pelo menos essas crianças estudam e aprendem inglês na escola (perguntei para uma menina de 9 anos que falava um inglês super bonitinho). Tomara que elas tenham muita prosperidade pela frente!  

E o que faz o Angkor Wat ser tão especial assim? Ele é TODO feito de pedra talhada! 100% natural, do jeito que eu gosto... rss.. Não tem uma única pedrinha de ouro, de mármore lapidado ou pedra preciosa. É considerado a maior estrutura religiosa já construída e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. É tão importantes na história do Camboja, que ele está estampado na bandeira desse país. Em 1992 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Hoje, o Angkor Wat recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, algo comparado com o  Taj Mahal e a Grande Muralha na China.

Na verdade trata-se de um complexo de templos que serviam como centro político e religioso no século XII.  Engraçado é a miscelânea de religiões e mudanças que os templos passaram. Primeiramente ele foi construído para Vishnu (um dos três deuses mais importantes do Hinduísmo). Depois o reinado seguinte mudou para o budismo Mahayna. Até que veio outro rei e mudou para o Hinduísmo de novo e, por fim, o último rei introduziu o budismo Theravada (que e o oficial do país hoje). Bagunça né? Ah, e o melhor é que hoje os templos não servem mais como templo, ou seja, ninguém vai lá rezar. Não se sabe bem porque, mas eles foram abandonados e hoje servem só pra turismo. Acho que por causa dessa bagunça, os cambojanos seguem os ensinamentos do budismo, mas praticam os rituais do hinduísmo. Tipo eu! rsss.....

O fato é que alguns templos tem cara de abandono, parecem cena de filme de terror onde as árvores tomaram conta das edificações (como o Ta Prohm - o meu predileto!). Mas tem outros que são conservados e inclusive estão sendo restaurados por vários países. No início da década de 1970 muitas esculturas foram saqueadas e, por isso, elas foram retiradas de lá e são preservadas em um museu em Siem Reap. Mesmo assim, sem esculturas, achei lindíssimo o lugar. Achei bacana ver como os deuses e os mitos do hinduísmo se interagem com as símbolos e deidades do budismo. Já falei que adoro essa mistureba toda né? Talvez por isso eu tenha gostado tanto desse lugar... Curtam as fotos e me digam se ele não é sensacional!




Olha isso, que massa! 

Pilares de pedra que se integram com a paisagem

Fazendo amizades

Monjas indo para uma celebração nas pagodas

Corredores do templo

Mamãe alimentando seu filhote

Um dos templos abandonados que os musgos tomaram conta

Pensa na altura dessa árvore

Não é fenomenal esse cenário?

Olha ele de novo..

Algumas paredes colapsando

E a raiz dessa árvore que mais parece uma cobra 

Mais árvores gigantes (será se a pessoa se empolga com árvores?)


Mais do Ta Prohm

Apsaras (dançarinas celestiais) esculpidas na pedra


Duas mil faces de Buda esculpidas nas pedras

Um dos portões de entrada do complexo

Uma das duas mil faces do buda

Vista geral do Angkor Wat





2 comentários:

  1. Sensacional Paty! Adorei! O Dudu sempre que vê suas postagens e suas fotos comenta assim: " Puxa mamãe a Paty bem que podia ter me levado"! Saudades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonitinho! Já dá pra ver que ele tem espírito de mochileiro! Bju grande!!!

      Excluir