segunda-feira, 7 de março de 2016

BORA TRABALHAR

Comecei meu trabalho voluntário hoje! Juro que eu queira esperar até terminar para contar um pouco mais dessa experiência, até ter uma opinião mais sólida. Mas não tô me aguentando de ansiedade!!!! 

Xô começar do começo: Eu vim pra McLeod Ganj pra ver o Dalai Lama, mas ele não está aqui. Daí me programei pra fazer um curso sobre o Budismo, mas as datas não coincidiram. Entonce, fui caçar o que fazer. Procurei um monte de trabalho voluntário, mandei e-mail pra uma penca de gente e acabei vindo parar na Lha Charitable Trust. É uma ONG que trabalha com os refugiados tibetanos. Eles tem vários trabalhos bacanas e já deixo aqui a propaganda para quem quiser saber mais e ajudar. Atesto que são pessoas de boa índole! http://www.lhasocialwork.org/

Eles responderam meu e-mail perguntando se eu queria dar aulas de inglês. Eu disse que adoraria mas não me sentia confortável pra ensinar uma língua que não é minha língua mãe (aliás, nem português me sinto à vontade pra ensinar alguém... Não é assim tão fácil). Eles responderam dizendo que tinham carência de voluntários na creche porque eles exigem 3 semanas de comprometimento. E, providencialmente, é o tempo que vou ficar aqui. Sem demora respondi que aceitava a vaga... rss.

Logo que cheguei aqui fui conversar com o diretor da Lha que me levou pra conhecer a creche. Ele me disse que atualmente eles cuidam de 15 crianças. Já tiveram 35, mas elas cresceram e foram encaminhadas para as escolas Tibetanas (nessa hora eu pensei: Ufa!!). Ele me passou a lista de tarefas a serem feitas na creche. Basicamente recepcionar as crianças quando os pais vão deixa-las, brincar com elas, hora de cantar, limpar catarro (o tempo todo!), hora do banho de sol, hora do almoço, hora da soneca, trocar fralda, brincar de novo, hora do lanche e devolver pros pais. Escolhi o turno da manhã que era o que eles mais precisam, pois tem mais atividades. Ah, ele já me advertiu para não tirar fotos para não atrapalhar a rotina das crianças. No último dia ele vai juntar todo mundo e tirar foto de recordação. Então pessoal, sorry! Sem fotos nesse post!   

Ok, voltei pra casa (já me sinto em casa na GuestHouse que estou hospedada) e fui aprender algumas palavrinhas em Tibetano (até agora só sei falar Tashi Delek = Oi). Fui pesquisar e descobri que a creche faz parte de um outro projeto que busca empoderar economicamente as famílias de refugiados tibetanos. A creche cuida das crianças enquanto as mães trabalham fazendo artesanatos lindíssimos (mesmo sem espaço na mala, não resisti e comprei umas coisinhas). Quem quiser saber mais, tá aqui o link do site. http://www.tibetrogpa.org/home.php

Dia de trabalhar:  Nunca trabalhei em uma creche então não tenho parâmetros pra dizer. E eu nem sabia o que esperar direito. Mas vou dizer: foi a coisa mais fofa!!! Tinham 16 crianças; um bebê de 10 meses que era o primeiro dia dele (assim como eu J), 6 crianças entre 1 e 2 anos de idade e 9 crianças entre 2 e 3 anos. E ao todo 3 voluntários e duas funcionárias. As crianças são muito educadas e fofas com os olhinhos puxadinhos e as bochechas rosadas. Nem ligaram que eu era nova no pedaço e pior, que não falava a língua delas. Aliás, falo sim; sei sorrir e fazer palhaçada, e isso eles entendem bem. A primeira atividade depois que os pais foram embora era entreter as crianças. Pra isso tem um monte de brinquedos de montar e desmontar. Logo de cara, uma menininha grudou em mim e fez uma espécie de pente e não parava de pentear meu cabelo. Tinha um garotinho que tava amoado no canto perto de mim. Eu fui chegando perto dele e tentava de tudo fazer ele sorrir, mas nada funcionava. Mas ainda tempo alguns dias pela frente e sei que vou conseguir... rss.

A hora de cantar músicas foi comédia. Eu não entendia nada (tudo em Tibetano tá gente), mas dançava e gesticulava copiando as tias que estão há anos trabalhando na creche. A hora de tomar sol também foi tranquila. As crianças são delicadas e educadas. Sem brigas, empurrões, puxão de cabelo, nada disso. Qualquer início de briguinha, as tias engrossam a voz e as crianças quietam na hora, sem choro nem vela.

A hora de comer e dormir pra mim foi o mais surpreendente! Todas as crianças sentadinhas no chão, encostadas na parede, com um avental que cobre até as pernas e comendo sozinhas no mais absoluto silêncio. As crianças que não conseguiam comer sozinhas, nos ajudávamos. Ah, isso depois da prece antes da refeição. Tão lindinhos com as mãozinhas em prece rezando em Tibetano!!! Essa hora eu queria muito tirar uma foto!!!

Depois, nap time: todos deitaram lado a lado no colchão que as tias arrumaram no chão e colocam um lencinho tapando os olhos. Gente, não sei qual é o lance do lencinho, mas em menos de cinco minutos, 90% das crianças estavam dormindo. JURO!!! Eu não acreditei... sem choro, sem manha, sem nada! Só o paninho na cara! Uma ou outra criança que não dormia, a gente ia lá e acalentava até ela dormir... simples assim! Cobrimos uma a uma com cobertorzinho e pronto! Acabou meu turno! Amanhã tem mais!

Pra terminar, um vídeo de 10 minutos mostrando um pouco o trabalho da Lha. Enjoy it!





6 comentários:

  1. Caramba, Patty, que legal!!!! Aí gostei mais do que dos macaquinhos!!! Kkkkkkk!!! Que delicia essas crianças! Aproveite essa experiência da delicadeza delas, e depois conte do garotinho quietinho e o que tem no lenço de dormir, traz um pra mim? Ou melhor, dois?? Bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu consegui Ciça!! Rs.. ele riu um bocado. Ele tinha umas moedas no bolso e eu ficava fingindo q ia pegar as moedas dele, dai começou um pique-pega, depois dançamos.. foi muito legal!!
    Qt ao paninho acho q rola um relaxamento instantâneo. Ah, e elas já são condicionadas. Se levantarem as tias engrossam a voz..rs..

    ResponderExcluir
  3. Felicidade por ter uma amiga assim!!! Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Te amo tb amiga! Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, ele ia dormir quase que instantaneamente! Rss.. bjus

    ResponderExcluir
  6. Pati!!! Que bacana a sua experiência!! Fazendo a diferença! Gostei!

    ResponderExcluir