sexta-feira, 18 de março de 2016

ÍNDIA OU TIBETE?

Às vezes não sei se estou na Índia ou no Tibete. 

Explico: Geograficamente estou na Índia. Culturalmente me sinto no Tibete. McLeod Ganj fica no norte da Índia no estado de Himachal Pradesch, fronteira com o Paquistão. O Tibete fica um pouco mais pra leste. Pra quem gosta de mapa, lá vai um com a localização dos dois países.  



Tudo que eu li e ouvi sobre a Índia não se aplica aqui. Ok, algumas coisas se aplicam mas, em menor escala. Tem alguns "lixões" espalhados pela cidade, tem esgoto correndo a céu aberto (lixo e saneamento são um problema sério por aqui). Mas não sei qual a lei da Física que aqui não tem ratos e baratas. Devem ser os macacos que fazem o controle...rss... ou a altitude, o frio, sei lá... só sei que nessa época do ano não tem. 

Tem caos na rua, tem vaca, tem macaco, tem carro buzinando e tem pedestre andando. Mas em proporção bem menor que nos grandes centros. Atravessar uma rua aqui é infinitamente mais fácil do que em Delhi, eu imagino. Tem mulheres e idosos nas ruas pedindo esmolas, que te cumprimentando juntando as mãos em prece e dizendo Namastê. Tem cheiro de esgoto e de cocô nas ruas, mas também tem incenso e perfume no ar. Enfim, tem os contrastes que são peculiares à mãe Índia.  

E tem a cultura Tibetana dando cor pra cidade. Como eu contei no post anterior, aqui tem milhares de tibetanos morando por causa daquele lance com a China. Não sei o que é, mas eu me sinto em casa. A energia, as pessoas, a natureza, tudo é mágico aqui. Conversei com alguns locais que disseram que McLeod Ganj já foi bem mais tranquila. Há poucos anos existiam entre 200 e 300 pousadas. Hoje são mais de 1000!!! E continua crescendo...

E a segurança? Esse era meu maior medo em se tratando de Índia, em se tratando de vir aqui sozinha e ser a primeira vez. Mas como fui advertia no primeiro dia que cheguei: "Aqui são pessoas da montanha e são gente boa. Não são como as pessoas em Delhi." Palavras do taxista, não minhas! É claro que não quero generalizar; existem pessoas de qualquer índole em qualquer lugar. É que de fato aqui é tudo tão tranquilo que realmente chego a pensar que não estou na Índia. Pelo menos não naquela que tanto li e ouvi. Pra vocês terem ideia da minha confusão mental, logo que cheguei na pousada o gerente me diz que se eu quisesse podia beber água da torneira. Oi? Como assim? E as toneladas de Clor-In que eu trouxe? Levo de volta? Não né.. Anyway, ainda não tive coragem de beber a água da torneira. 

Falando ainda em segurança, a primeira vez que fui pro centro budista meditar, perguntei para o gerente da minha pousada se era seguro andar pela floresta. Ele balançou a cabeça daquele jeito peculiar que só os indianos tem (que você não sabe se é sim ou não) e disse: Only monkeys!  Eu ri e conclui que era seguro. Até eu virar em uma curva e dar de cara com uns 50 macacos reunidos no meio da estrada tomando sol (e tirando pulgas uns dos outros). Você acha que eles saem no caminho? Claro que não! E como faz? Reza, finge que não está vendo-os e vai, na fé!   

Não tenho feito muitos passeios. Tô numa vibe mais introspectiva. Deve ser porque Mercúrio está na casa 4 do meu Mapa Astral. Isso significa fase de recolhimento. E deve ser também porque o tempo não está ajudando; voltou a chover e a fazer frio. Daí fico mais no quarto lendo, praticando Yoga e vendo filmes (viva o You Tube, o NetFlix e uma conexão excelente de internet!! Quando não falta luz!). Também tenho ido bastante ao Tushita assistir filmes sobre o Budismo Tibetano e meditar. Sabe criança quando chega na frente de uma loja cheia de doces coloridos que os olhos brilham? Sou eu na frente do mural de cursos do Tushita. Certamente ainda volto pra cá para fazer alguns cursos, ou vários. Nem fui embora ainda e já quero voltar.. ai ai... Tem hora que nem eu me aguento com essa vontade de viajar. 


Não alimente os macacos

Andando na floresta

Sala de ensinamentos do Tushita

Olhando assim eles até parecem inofensivos

Meditação guiada

Alojamentos do Tushita

Entrada da biblioteca do Tushita

Sala de ensinamentos do Tushita

Sala de ensinamentos do Tushita


Vista de McLeod Ganj do Templo

As ladeiras que enfrento todos os dias



   



2 comentários:

  1. Paty Bom dia! Aqui são 7h15. Estou na cama lendo seu post kkkk. Fiquei com uma dúvida nessa cidade onde vc está.É onde Dalai Lama mora!?

    ResponderExcluir
  2. Oi amore! Sim! Ele mora aqui! E amanhã terá uma celebração no templo e eu irei vê-lo!!! Pense na alegria q eu tô :)

    ResponderExcluir