domingo, 6 de março de 2016

CHEGANDO A ÍNDIA

Não foi nada tão traumático como eu imaginei. Até porque não sai do aeroporto...rss.. Cheguei em Delhi, passei 10 horas no aero (num lounge com direito a cama para dormir) e peguei o voo para Dharamshala. O aeroporto de Dharamshala fica um pouco afastado da cidade (cerca de 15 km). Então contratei um táxi para me levar pra pousada. Ai sim foi traumático! Imagina meu desespero ao entrar num táxi com volante do lado direito. Pior: esse táxi sai nas ruas onde se usa mão inglesa. Cada curva (e são muitas porque estou nas montanhas) eu achava que ia bater. Já começou aqui meu treinamento mental de desapegar do que eu acho certo e errado. 

Sobrevivi! Cheguei a pousada, deixei as coisas e fui perambular (o que eu mais gosto de fazer aqui). Fui com o Ravi, um guia local que conheci na pousada. Estou em McLeod Ganj (também chamam de Upper Dharamshala), que é onde mora o Dalai Lama. Aqui se parece mais com o Tibet do que com a Índia (depois escrevo um post sobre a situação do Tibet). No fim do dia, fui ao Templo do Dalai que eu estava doida para conhecer. Daí veio outra lição: não criar expectativas! O Templo não é nem de longe o que eu imaginei (mas também não sei porque imaginei o que imaginei). O Templo é extremamente simples e colorido, como o Tibet é. Na verdade, não poderia ser diferente, sendo o Dalai Lama a simplicidade em forma de gente. Inegável é a paz daquele lugar, mesmo sem a presença do Dalai (ele está nos States se recuperando de um cirurgia). Sempre que dá vou lá no fim do dia ver o pôr do sol e meditar um pouco.

 
Entrada do Templo

Entrada do Templo

Casa do Dalai Lama

Rodas de oração no Templo do Daila Lama

As ruas de McLeod Ganj são muito coloridas. É muita informação para os olhos! Eles saltam de uma loja cheia de coisas lindas, para um transeunte que vem na sua direção, para o carro que vem buzinando atrás de você... Falando em carro, outro aprendizado dificílimo: Não se estressar e não xingar os motoristas que buzinam sem parar. Sim! Buzinar aqui é como se fosse Lei! Inclusive está escrito na travesseira de muitos carros e caminhões: Blow Horn! Resultado: São Paulo é uma cidade extremamente silenciosa se comparada a esta pacata cidade nos Himalaias. Mas também tem música: muitas pessoas andam nas ruas recitando mantras em voz alta. E as vezes dá pra ouvir uma flauta ou tambores de uma cerimônia distante ou uma música suave que reverbera na montanha. 

Ainda sobre as ruas: as Leis de Newton não se aplicam aqui. Dois corpos podem sim ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo! Aliás, dois corpos não; vários! Quem já andou aqui sabe o que estou falando. As ruas são estreitas e íngremes e você tem que dividi-las com os outros pedestres, com os carros e as motos, com os caminhões, com os cachorros, com as vacas e com os macacos. Todos convivendo em perfeita harmonia! Ah, sem esquecer de olhar pro chão, porque como diz meu guia: Watch out! Poops everywhere! E pior que tem mesmo, cocô da bicharada por quase todos os lados.


Vista de McLeod Ganj

Ruas coloridas

Vista do meu quarto

Ruas estreitas de McLeod Ganj

Vacas nas ruas 

E tem macacos também

Buzine!!



13 comentários:

  1. Adorei Patty!!! Mas morro de saudades de vc! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morro tb Ciça! Mas quatro meses passam rápido!!! rs.. bjus!

      Excluir
  2. Adoreiii, Pati! Mas olha só, esses macacos ficam assim, soltinhos? Não vão pra cima não? Rsrs.. Adorei o fato da cidade ser bem colorida e me pareceu que a energia do lugar é muito boa. Continue postando! Adorei e vou continuar lendo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que ficam Nura.. rsss. Mas até onde eu sei eles não atacam as pessoas, mas é bom não dar mole! É sim! As pessoas são muito prestativas e amorosas! Baita energia boa!

      Excluir
  3. Amei Pati ler sobre sua chegada!!! Vou amar ler seu blog, continue colocando as emoções e impressões, que são únicas. Amei o título do blog. Que seu coração te guie sempre na sua jornada. Beijinhos, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga querida! Vamos juntas nessa caminhada de descobertas e realizações.

      Excluir
  4. Bom diaaaa!!!! To aqui de molho, como sabes!!! Acordei com uma disposição monstro como a muito tempo não tinha!!! Bendita seja nossa saúde!!!
    To emocionada com sua descrição e percepção de tudo q está presenciando. Quase senti o cheiro... Aí querida Paty gratidão por me levar junto com vc! Sem palavras!!! Beijos e mais beijos! Delicia de viagem q me proporcionou nesta manhã ensolarada aqui no Brasil. Mais precisamente no Guaruja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa saber disso Katita! Sim, nossa saúde é o bem mais precioso q temos... E vc terá cada vez mais disposição pra correr atrás dos seus sonhos. Guaruja! Que delícia! Aproveita bem ai! bjus..

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sister! Amei esse ideia do blog. Pq assim podemos viajar juntas, ne? Nossa quantos macacos. Eu ia ficar com medo de passar perto,rs

    Tao feliz por voce! Louca para ler os próximos capítulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início eu tinha medo tb. Mas já aprendi a viver com eles.. é só não encará-los.. e claro, desviar da rota deles...rss

      Excluir
  7. Pat, que delícia a leitura do seu blog... obrigada por partilhar essa experiência!!
    Espero ansiosa pela próxima postagem!
    Bjão e Curta Muito!
    Dani (IEPY)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Dani! Vamos viajando juntas! Bju grande ❤

      Excluir