quinta-feira, 10 de março de 2016

FREE TIBET

Hoje é o Tibetan Uprising Day! Quisera eu escrever que hoje é o dia da Independência Tibetana. Mas infelizmente não é, ainda.... É o dia que os tibetanos saem às ruas para protestar contra a invasão chinesa no Tibete.

A questão entre esses dois países vem de longa data. Mas o cerne de tudo está em 1950 quando o exército chinês derrotou o tibetano. Mao Tse Tung instaurou o regime comunista chinês sob pretexto de "libertar o país do imperialismo inglês". De lá pra cá, a China alega soberania sobre o Tibete e sua estratégia é levar ao país seu modelo de desenvolvimento. Diversos mosteiros e santuários foram destruídos, milhares de monges foram assassinados e uma reforma agrária foi imposta à população local. Estima-se que 1 milhão de tibetanos já tenham morrido nas mãos do Exército chinês.

Atualmente, foi construída uma ferrovia que liga a China à Lhasa (capital do Tibete) onde apenas chineses podem utilizá-la. Muitos já estabeleceram residência lá, e aos poucos estão destruindo a cultura e a religião tibetana. Há quem diga que a região hoje possui mais traços da arquitetura chinesa do que tibetana. Muitas imagens circulam na internet de turistas chineses depredando as estátuas milenares dos budas na região do Tibete. Pra mim que sigo o Budismo Tibetano, é bem triste ver essas imagens!

Em 1959, temendo sua integridade física, o Dalai Lama pediu asilo à Índia e hoje reside em McLeod Ganj em Dharamshala, juntamente com o Governo Tibetano no exílio e milhares de tibetanos. Estima-se que mais 150 mil tibetanos vivem em comunidades espalhadas na Índia, Nepal e Butão. O Dalai Lama viaja todo o mundo cumprindo seus compromissos religiosos e também políticos, tentando que a ONU intervenha pela liberdade do Tibete.


Bem, do dia de hoje só posso dizer que foi emocionante estar no meio da multidão lutando por esta causa. Foi uma manifestação completamente pacífica, como a cultura tibetana é. Tinham crianças, idosos, adultos, adolescentes... todas as faixas etárias, todos com um grito de liberdade preso há anos na garganta, pedindo para retornarem ao seu pais de origem.  
















2 comentários:

  1. Pati, to simplesmente amando seus posts!!! Eu e o Tiago temos planos de ir pras Maldivas em novembro, mas queremos também fazer uma viagem mais mística, então comecei a pesquisar sobre Índia, Tibet, Myanmar... Emocionante ler esses relatos!!!! Quero ler tudo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Gabi! Dá uma pesquisada no Butão tb. Acho q vcs vão gostar! Se quiser te passo os contatos dos guias q organizaram a viagem pra mim.😘

      Excluir