sábado, 9 de abril de 2016

IMPRESSÕES SOBRE MINHA ÍNDIA


Preferi dar esse título ao post a chamá-lo de “Minhas impressões sobre a Índia” porque foi uma experiência muito particular. Posso dizer que me senti em casa! Tenho certeza que já vivi aqui em outra vida. Foram 42 dias, 10 cidades diferentes e muitas experiências, emoções e sensações que me fizeram crescer bastante. 

Adorei a “peregrinação” percorrendo os caminhos da vida do Buda (apesar de cansativo e do calor de 42 graus). Adorei chegar em McLeod e encontrar a filosofia do Budismo, que eu venho lendo e praticando há um tempo... Simplesmente amei ver o sorriso do Dalai Lama de pertinho... Adorei chegar em Varanasi e encontrar os deuses e deusas do Hinduísmo, que eu tanto li e ouvi nas minhas andanças pelo universo do Yoga... Me encantei com rio Ganges e seus mistérios... Eu que não sigo nenhuma religião, mas me simpatizo com todas, adorei essa mistureba de crenças.

Sei que não andei nem 10% do território indiano; sei que conheci muito pouco, mas o pouco que conheci foi suficiente para eu querer voltar outras vezes. Talvez eu volte para passar uma noite no deserto do Rajastão. Com certeza, volto pra conhecer Rishikesh e passar um tempo num Ashram aprofundando minha prática de Yoga. Talvez eu faça um trekking pelo Himalaia para beber na fonte do rio Ganges. Talvez eu volte para trabalhar em uma fazenda de orgânicos em Kerala, ou para estudar ayurveda ou medicina tibetana. Talvez eu volte para trabalhar de novo na creche (mas dessa vez vou aprender Tibetano..rss). Com certeza voltarei para fazer curso de Budismo no Tushita. Enfim, muitos planos, ideias e possibilidades!

A Índia é um país incrível! Não é à toa que o slogan do país é “Incredible India”. Terra de Mahatma Gandhi e Patanjali... Terra que acolheu Madre Tereza de Calcutá... Terra onde Sidarta Gautama se iluminou... Terra de sonhos e esperanças desse povo que, apesar das mazelas, segue a vida em contentamento. Óbvio que nada é perfeito. Tem algumas coisas nada legais, tipo o machismo (que só não é maior que o dos povos das arábias e redondezas); tem muito lixo (muito mesmo; tipo montanhas de lixo); tem escassez de água; tem conflitos entre muçulmanos e hindus. Ficamos sabendo que alguns lugares tem problemas sérios com o alcoolismo (tanto que em alguns estados existe a Lei Seca). E o trânsito? Afff... melhor não comentar! Outra coisa que me incomodou um pouco foi o assédio dos vendedores pra comprar coisas. Até entendo que é o trabalho deles, que eles tem família pra sustentar, etc... Mas tem horas que você só quer sentar na beira do Ganges e pensar na vida, sem nenhum vendedor te amolando.  Enfim, nem tudo são flores!


Mas na minha humilde opinião, o saldo foi bem positivo! Não tivemos problemas com a alimentação ou água contaminada (valeu de novo Lord Krishna!). Tivemos uma assessoria bacana do nosso agente de viagem (aliás, quem tem um, tem tudo nessa vida, principalmente em se tratando de Índia). Tivemos a oportunidade de viajar de carro pelas áreas rurais e conhecer a verdadeira Índia. Vi muita agricultura familiar de subsistência (eu e meus cometários floresteiros de novo...). Eles plantam e colhem de maneira bem rústica e sem agrotóxicos (vi alguns espantalhos na lavoura... rsss). Eles usam esterco da vaca como fertilizante (e também pra cozinhar comida, já que não tem dinheiro pra compra gás). Mas a tecnologia do agronegócio tá por aqui também (vi umas máquinas agrícolas imensas). Nosso guia disse que a lichia produzida aqui é a melhor do mundo. Pena que não está na época e não deu pra experimentarmos.

E também foi super bacana dividir essas experiências todas com a Carol. Sério, se eu tivesse chegado em Varanasi sozinha, juro que estava lá até hoje, sentada na beira do rio Ganges, chorando e esperando minha mãe me buscar... rss... 


Resumão da Índia



2 comentários:

  1. E o melhor é que sua mãe iria feliz da vida te buscar!! Kkkkkkk!!! Amei! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk.. iria mesmo né! Ela sabe bem como é lá, pois ela tb teve esse choque cultural em Varanasi... rs

      Excluir